Notícias

Tecnologia para inovar

Felipe Sicorski comanda um projeto do Sebrae/PR para incentivar a inovação em 56 empresas de software da região de Londrina

Felipe Sicorski comanda um projeto do Sebrae/PR para incentivar a inovação em 56 empresas de software da região de Londrina. Ele explica que o objetivo é apoiar a obtenção da certificação Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR), voltada para micros e pequenas empresas. Esta certificação institui normas de qualidade compatíveis com certificações internacionais, como o Capability Maturity Model-Integration (CMMI), utilizado por grandes empresas. O acompanhamento começou em 2012. 

"Por dois anos anos o Sebrae trabalha na empresa, começando pelo diagnóstico, que resulta em um radar de inovação", explica Sicorski. Este "radar" é composto de 13 dimensões, dentre elas, processo, presença de mercado e ambiente inovador. Identificado o grau da empresa em cada um deles, o Agente Local de Inovação propõe as soluções. "Começamos pelos processos, documentação e padrões que ela tem que adotar para obter o MPS.BR. Os níveis de certificação vão do G ao A", explica Sicorski. Assim que a empresa começa a adotar as regras, recebe o selo G. 

O Sebrae também pretende estimular as empresas a aproveitarem os benefícios do Imposto Sobre Serviços (ISS) Tecnológico - programa municipal que possibilita às empresas utilizarem parte do tributo que pagariam para investir em projetos de desenvolvimento tecnológico. "Estamos trabalhando para que elas consigam desenvolver isso junto aos clientes", afirma. (C.F.)

voltar