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Dicas para vender mais no Dia dos Pais
Para atingir seu objetivo, os lojistas devem conhecer bem seus clientes e antecipar quais são as suas necessidades, recorrendo às mídias sociais para que as campanhas de divulgação sejam eficazes
O Dia dos Pais será comemorado no segundo domingo de agosto e os varejistas que pretendem elevar suas vendas durante a data devem adotar estratégias diferenciadas para conquistar os filhos que procuram presentes. Para atingir seu objetivo, os lojistas devem conhecer bem seus clientes e antecipar quais são as suas necessidades, recorrendo às mídias sociais para que as campanhas de divulgação sejam eficazes.
Um planejamento cuidadoso ainda pode ser colocado em prática, segundo José Carmo de Oliveira, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de São Paulo. Ele lembra que os varejistas devem ter estoques suficientes dos produtos que oferecerão aos consumidores e que eles podem ser parte de kits compostos por estes.
O Sebrae-SP divulgou uma cartilha de orientação para os empreendedores do varejo. O material está disponível no endereço eletrônico http://sebr.ae/sp/vm_dpais2014. Os interessados em obter mais orientações a respeito da data devem se cadastrar para ter acesso a todo o conteúdo.
Além destes cuidados, deve haver um planejamento visual do espaço físico do estabelecimento desde a vitrine até a disposição das ofertas dentro da loja. "A vitrine é a identidade da loja e deve ser decorada para atrair filhos e outros familiares com uma decoração que ressalte os produtos escolhidos para serem vendidos na data", diz o consultor.
A decoração deve seguir o conceito da loja e os itens expostos requerem cores frias como verde, azul e violeta, que são mais identificadas com o segmento masculino, pois, dizem os experts, transmitem a sensação de tranquilidade e seriedade. A iluminação tanto da loja quanto da vitrine deve ser utilizada para realçar os produtos.
Outra dica, segundo Oliveira, é explorar os diferentes perfis ou estilos dos pais. Podem-se criar ambientes distintos com presentes específicos para os pais workaholics, esportivos ou intelectuais, por exemplo.
Treinamento – Um aspecto importante é o treinamento dos funcionários. Oliveira ressalta que é essencial orientar bem os atendentes para que estes saibam abordar de maneira correta os clientes para oferecer os produtos que necessitam. Para alcançar este objetivo, eles devem conhecer bem os itens da loja, suas características e preços e conversar com os clientes para compreender o que eles querem.
Além disso, o proprietário do estabelecimento deve lembrar de, se for necessário, contratar temporários com a devida antecedência, para orientá-los com calma, nos mesmos moldes do que se faz com os funcionários. O consultor lembra que é importante deixar claro para a equipe que existe a possibilidade de alteração de horários conforme o aumento ou a diminuição do fluxo de clientes.
Como divulgar – A divulgação em redes sociais e nas mídias tradicionais, como jornais e revistas, deve ser cuidadosamente planejada, de acordo com as verbas disponíveis do varejista. O consultor ressalta que uma campanha criativa é essencial para estimular os compradores. Segundo ele, a mídia impressa é responsável pela conquista de 20% a 30% do público alvo e a eletrônica, de 30% a 40%.