Notícias

Senhoras e senhores, agora no palco: Os inimigos da autoconfiança!

Você já parou pra pensar nos inimigos da autoconfiança? Eles são arrasadores e podem te conduzir ao medo, ao fracasso, à depressão comprometendo e muito, o seu sucesso pessoal e profissional.

Autor: Cintia KnautFonte: A Autora

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Você já parou pra pensar nos inimigos da autoconfiança? Eles são arrasadores e podem te conduzir ao medo, ao fracasso, à depressão comprometendo e muito, o seu sucesso pessoal e profissional.

Mas afinal, quem são esses inimigos?

Podemos começar por aquela voz que vem de dentro de nós mesmos que fala às vezes aos nossos ouvidos, dizendo que aquele nosso projeto é besteira, que não vai dar certo, que não teremos apoio, que podemos fracassar; ou então um outro grande inimigo, que é aquele demasiado perfeccionismo que exigimos de nós mesmos; ou a auto-crítica exagerada; aquele medo de ousar, de encarar um novo desafio; a comparação com outras pessoas e a necessidade de aprovação. Enfim, estes são alguns destes inimigos, mas apenas um deles já é suficiente para atrapalhar nosso avanço.

O problema é que com falta de confiança em si próprio, a pessoa se torna insegura não acreditando em seu  potencial, em seu valor pessoal, sendo vitima das dúvidas, podendo tornar-se dependente das pessoas, como filhos, cônjuges, amigos, querendo encontrar no outro o que não encontra em si próprio. Isso pode gerar muitos conflitos e inclusive dificuldades em relacionamentos afetivos.

Já no âmbito profissional, essa falta de autoconfiança pode se manifestar com uma sensação de incapacidade, fazendo a pessoa abrir mão de suas idéias, de suas opiniões, deixando de se expressar e por consequência, fechando as portas do seu crescimento profissional. Normalmente esta pessoa sente dificuldades de enfrentar desafios e se porventura fracassar em algo, acaba sendo este o motivo que precisava para reafirmar sua incapacidade, o que traz muito sofrimento. Isto se torna um ciclo vicioso.

Mas então o que fazer e como agir para tornar-se mais autoconfiante?

A autoconfiança começa quando conseguimos enfrentar os nossos medos. Todos nós sentimos medo, isso é normal. A questão é enfrentar esses medos, pois só assim ele poderá ser superado. Cada vez que enfrentamos o medo  fortalecemos nossa autoconfiança. Aqui temos um outro ciclo. Só que um ciclo do bem.

E se algum dia você sentir esses medos, eu quero agora te dar 2 dicas que ajudarão você a não cair nesta armadilha da falta de autoconfiança:

Conscientize-se de que ninguém é perfeito – As coisas podem não sair como esperado, mas tudo que fazemos pode proporcionar um grande aprendizado. Analise o que aconteceu, perceba seus pontos frágeis e comprometa-se a fazer diferente e um pouco melhor da próxima vez.

Preste atenção em seu diálogo interno – Sabe aquela voz baixinha lá no seu ouvido? Pois é, cuide tanto dela, dessa voz que vem aí de dentro de você mesmo, como também daquela super voz externa, daqueles que querem tirar você do seu caminho, com frases como: “Você não vai conseguir”; “Você não tem jeito para isso”. Não se permita cair em armadilhas geradas pelo pessimismo e negatividade. Lembre-se que você é capaz. Só precisa acreditar nisso. 

E por fim, quero sugerir um exercício para você: Lembre-se das conquistas que você já teve em sua vida. Lembre-se dos medos que sentiu antes destas vitórias e de como se sentiu depois, quando enfrentou esses medos.  E com essa memória, perceba que você foi capaz e que pode hoje resgatar sua autoconfiança em qualquer área da sua vida, utilizando esse aprendizado do seu passado. Bom exercício e ótima reflexão.

Até a próxima e vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!

voltar