Notícias

Por que é importante olhar para o calendário além dos 6 meses...

Muitas vezes estamos correndo, agitados, estressados, ansiosos e preocupados com o que está acontecendo em nossas vidas neste exato momento

Autor: Cintia KnautFonte: A Autora

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Muitas vezes estamos correndo, agitados, estressados, ansiosos e preocupados com o que está acontecendo em nossas vidas neste exato momento. Sabemos que isto acontece com a grande maioria de nós (eu me incluo nessa), e um dos motivos é porque colocamos expectativas de que certas coisas “precisam” acontecer em determinado dia ou momento de nossas vidas (eu muitas vezes agi assim...).

Lembro que nessas situações sentia-me uma pessoa ativa, realizadora, pois estava fazendo acontecer. Em diversos momentos a vida me exigiu essa emergência e ela foi necessária e útil, tanto na minha vida pessoal como profissional. Em outros momentos me estressei e a ansiedade tomou conta de mim pela necessidade de cumprir prazos, excesso de perfeccionismo, por depender de outras pessoas para agilizar determinado projeto... Enfim, o resultado já dá para imaginar, não é? Stress ao extremo, desgaste físico e emocional, inclusive com dores físicas que no meu caso era na minha coluna. Parecia que eu estava carregando um “boi” nas costas... E se for pensar, esse “boi” estava lá mesmo, eram as minhas preocupações, minha necessidade de fazer tudo perfeito, minha irritação quando tinha algum imprevisto, enfim, minha falta de habilidade em dar atenção a algo maior, que estava lá na frente.

O que eu percebo hoje, é que muitas vezes essa necessidade de fazer certas coisas “para ontem”, acabou consumindo muito a minha energia. Percebi que diversas vezes eu misturei as pequenas tarefas do dia a dia com aquilo que eu precisava fazer para chegar ao meu objetivo final.

Deixe-me explicar melhor:

Certa vez, Aldo Novak escreveu: Nossa vida é feita de processos, não de eventos. Ele comentava que se o processo de nossa vida for positivo, os eventos negativos que venham a acontecer poderão não ter muita importância. Os eventos fazem parte da vida, mas a vida é feita de PROCESSOS.

Plantar um grão de feijão é um evento. Regar o grão de feijão, cuidar nas intempéries e colaborar para que esse grão cresça é um processo. Iniciar uma carreira é um evento. Cuidar dela por meio de atitudes diárias, é um processo. Ter filhos é um evento. Cuidar deles e entender que eles terão visões diferentes das nossas, tanto porque são seres diferentes, como também porque não tiveram as mesmas experiências que nós, isso é um processo.

É muito importante compreendermos essa diferenciação. Quando percebemos isso, vemos que muitas vezes a velocidade e os fatos isolados não são o mais importante. O que é importante é a direção, o foco. A velocidade em excesso e a demasiada atenção às situações não tão boas que acontecem no dia-a-dia podem nos levar a um cansaço físico extremo, a retrabalhos, irritação, impaciência, entre outros... Um dia ruim, um mês ruim ou um ano ruim não importam. O que importa é o processo da nossa vida. Percebendo as situações desta maneira, fica muito mais tranquilo viver.

Eu espero que este artigo tenha contribuido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, tanto quanto foi para mim. E vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem.

voltar