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Dez passos para abrir um negócio

Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio.

Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Mas é preciso muito mais do que um lampejo para fazê-lo prosperar. Segundo dicas de especialistas, para fazer uma empresa conseguir progredir, o empreendedor deverá conhecer a fundo o seu produto e acreditar nele.

O gerente de comunicação e mercado do Sebrae de Santa Catarina, Spyros Diamantaras, afirma que o índice de sobrevivência das empresas brasileiras mudou muito nos últimos oito anos. Se antes, cerca de 80% das empresas fechavam as portas em até dois anos, agora são apenas 24%.

Entre os movitos, ele cita o crescimento da economia brasileira, o maior acesso à informação e o maior nível de consciência do empresariado.

-Tem que ter planejamento. É um bom período para empreender e cabe a cada um ficar atento, porque as tendências passam. O catarinense não pode usar como desculpa a falta de informação ¿ enfatiza o gerente Spyros.

Para ajudar os empreendedores, o Sebrae de Santa Catarina oferece um curso gratuito online no site da instituição (www.sebrae-sc.com.br), o Negócio Certo, que orienta quem quer montar ou administrar um negócio. O curso pode ser feito pela internet, com um CD-Rom ou com uma cartilha impressa, enviada gratuitamente ao interessado.

A orientação vai desde a geração da ideia, passa pelo plano de negócio e formalização e vai até noções de administração e marketing e vendas.

A seguir, confira dicas de especialistas para os primeiros passos no mundo dos negócios.

-Perfil para empreender
-Delimite a atuação
-Faça conforme suas aptidões
-Projete as vendas
-Escolha o ponto
-De olho no financiamento
-Determine o tipo de negócio
-Vença a burocracia
-Administre o negócio
-Coordene a produção

Venda é o foco de tudo

O homem que começou a vida profissional com as mãos na terra e hoje é dono da Criciúma Construções, maior construtora catarinense em área construída, aprendeu com a vida os passos do empreendedorismo. Rogério Cizeski, 46 anos, usa metáforas simples como o futebol para explicar como uma empresa pode dar certo. As dicas são de quem já fundou 14 empresas e agora se concentra apenas na construção civil. O foco em um ramo de atividade está entre os segredos para o sucesso.

Saiba o que quer

- Primeiro a pessoa tem que saber o que fazer e conhecer, senão não vai para frente. No mínimo, tem de ter alguém que consiga acompanhar o processo ou vai cair em situações irreversíveis, como uma crise, e não saberá reagir. O foco no detalhe é importante. Não adianta saber bem jogar futebol e basquete, tem que ser um ou outro. Produzir muita coisa não é bom negócio. Quem faz muito, não faz nada. Tem de fazer pouco e ser competitivo.

Eleja prioridades

- Tem que abrir mão de muitas coisas para ter sucesso. Você quer um carro bonito, mas não pode comprar. Há pessoas que focam mais na própria vida do que na empresa. Não dá, você e os sócios ficam por último, senão a empresa dará lucro ou terá capital de giro para seguir adiante. Sem esquecer das férias, pelo menos 20 dias no final do ano. O trabalhador descansado produz mais, vê as coisas diferentes, reflete e não vê a empresa como inimiga. Sem isso, fica doente e estressado.

Conheça o consumidor

- É preciso mirar em quem é o consumidor para seu negócio. Eu sei produzir muito bem, mas muita gente sabe. Tem que saber como e onde vender antes de fabricar e não o contrário. O segredo é ter sintonia, saber antes o que o consumidor quer.
-bem, mas muita gente sabe. Tem que saber como e onde vender antes de fabricar e não o contrário. O segredo é ter sintonia, saber antes o que o consumidor quer.

Aqueça as vendas

- Ao contrário de um time de futebol, você pode escalar mais gente onde acha que pode ganhar o jogo, como nas vendas. A venda é o foco de tudo, se não vender, não gera recursos. Geralmente, o pessoal foca na produção. Todo dia me perguntam que material eu uso. Eu digo que mantenho a venda aquecida. Quando se lança um projeto, tem que tomar café da manhã, almoçar e jantar o projeto. Não adianta esperar alguém fazer isso por você.

Não misture os bolsos

Os admiradores da cerveja artesanal devem agradecer ao empreendedorismo de Juliano Mendes, que ao lado do pai Jarbas e do irmão caçula Bruno, fundou a cervejaria Eisenbahn em julho de 2002. Aos 34 anos ¿ e depois de vender a Eisenbahn à Schincariol em maio de 2008 por cifra não divulgada ¿ inaugurou há um mês um novo negócio, um bar em Blumenau, que já forma filas de clientes de terça a sábado. Formado em Harvard, nos EUA, Juliano explica o que acredita ser o caminho das pedras do empreendedor.

Crie algo inédito

- Se for para empreender, que seja algo novo. Não dá para copiar algo que já existe ou oferecer o mesmo tipo de produto. O empreendedor pode até se inspirar, mas não copiar. Ser o primeiro é mais difícil, é quem abre o mercado. Já o segundo será sempre o segundo. Crie algo novo e que as pessoas percebam isso.

Sai olho gordo

- Cuidado para não ser influenciado negativamente pela opinião de outras pessoas. Quando você cria uma novidade, sempre tem alguém dizendo que você é louco, que não vai dar certo, que isso não existe e ninguém fez até hoje. Diziam que, em Blumenau, não daria certo abrir bar e hoje tenho filas na porta. Claro que tem de saber ouvir as opiniões importantes, mas se acreditar num negócio que tem futuro, não se deixe levar pelos pessimistas que tentam matar a ideia.

Planejamento à risca

- Tem de ter um bom planejamento, principalmente financeiro. Com finanças mal administradas, o negócio vai para o buraco. Tem de cuidar para não misturar dinheiro e vida pessoal com os da empresa. Tem de fazer previsão de vendas, investimentos, gastos mensais, saber quanto tempo vai botar dinheiro até a empresa dar lucro. Muito empreendedor esquece disso, que nos primeiros meses ou até anos, não dá lucro. Não se pode contar com os bancos, porque a maioria só empresta para quem já está no mercado há tempos. Tem de ter capital próprio.

Olhe para fora

- Faça muita pesquisa, de preferência, fora do Brasil. Ver o que estão fazendo, ir em feiras do setor, procurar na internet, viajar muito para poder ter ideias diferentes do que é feito no Brasil. Lá fora, as coisas acontecem antes. Antes de abrir o bar, visitamos bares nos Estados Unidos e Inglaterra, batemos fotos. Tem que trazer um conceito novo, oferecer mais valor para o cliente.

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